Uma comissão de servidores do município de Itaiópolis, representada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itaiópolis tentou, na tarde da última quarta-feira, 13 de agosto, conversar com o prefeito Gervásio Uhlmann. Entretanto, mais uma vez o chefe do poder Executivo não recebeu os servidores em seu gabinete e sequer justificou aos trabalhadores a sua ausência.
Fazem parte da comissão um representante dos agentes comunitários de saúde, um dos técnicos de enfermagem, um representante dos enfermeiros e um dos dentistas do município, além de um representante da vigilância sanitária. O Sindicato dos Servidores protocolizou ofício na Prefeitura, no último dia 06 de agosto, solicitando audiência com o prefeito para o dia 13 de agosto.
Os trabalhadores das respectivas categorias profissionais querem discutir com o prefeito a respeito dos cortes das gratificações e também exigem a revisão da tabela do salário base, especialmente para os cargos de nível técnico. Estes cargos são reconhecidos pelas leis municipais como sendo do nível intermediário que, em tese, dizem a mesma coisa. O salário base da classe de nível intermediário hoje é de R$ 823,00. A exigência destes trabalhadores é que se aumente o salário base para R$ 1.048,00, equiparando aos salários base dos motoristas e operadores de máquinas.
Segundo o Sindicato dos Servidores, o fato de o prefeito não receber a comissão de negociação indica a pouca probabilidade de acordo entre os trabalhadores e o chefe do poder Executivo. “Vamos agendar uma nova reunião nos próximos dias para decidirmos se entraremos em greve, pois os técnicos de enfermagem do município estão determinados a paralisar as suas funções enquanto o prefeito não atender as suas reivindicações”, disse o presidente do Sindicato, Semião Pereira.
“Não fizemos foto e não citamos os nomes dos membros da comissão de negociação nesta reportagem, pois estes trabalhadores relatam que estão sendo pressionados, assediados e ameaçados pelo prefeito e pelos chefes por estarem lutando pelos seus direitos ao lado do Sindicato”, relatou o presidente do Sindicato.
Reposição das perdas inflacionárias de 2013
Segundo o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itaiópolis, já está na Câmara de Vereadores do Município o projeto de Lei Ordinária nº 36 de 2014, que dispõe sobre a reposição das perdas inflacionárias do ano de 2013. O projeto leva em consideração a inflação acumulada no período de janeiro a dezembro de 2013, que corresponde, segundo o referido projeto a 5,43%. O projeto ainda precisa ser votado pela Câmara e se aprovado pelo Legislativo começará a contar a partir do dia 01 de setembro.
“Entendemos que o Poder Executivo do Município usou o pior índice de inflação do período, pois está concedendo apenas 5,43% de reposição de perdas. Se o prefeito tivesse consideração pelo trabalho do funcionalismo poderia ter aplicado o IPCA- Geral, que corresponde a 5,91%, neste mesmo período, além de conceder aumento real e não apenas reposição da inflação”, explica o presidente do Sindicato, Semião Pereira.