O prefeito de Itaiópolis Gervásio Uhlmann (PSC) desapontou no último dia 26 de novembro a comissão de negociação coletiva de trabalho do Sindicato. Mesmo depois de o Sindicato ter enviado dois ofícios ao Poder Executivo Municipal solicitando o dia 26 de novembro para a realização de uma 3ª Audiência de Negociação o prefeito não compareceu na Prefeitura.

Os ofícios encaminhados pelo Sindicato e devidamente protocolados na Prefeitura solicitavam as 16:30 horas do dia 26 de novembro para o inicio da Audiência. A comissão dos servidores chegou à ante-sala do gabinete do prefeito as 16:20 horas, mas o chefe do Executivo não compareceu na Audiência. Os servidores esperaram até as 18 horas, mas mesmo assim o prefeito não compareceu. Depois de uma hora e meia de espera, a comissão de negociação decidiu desistir da Audiência.

O secretário interino de Administração e Finanças Ernani Carlos Martinischen recepcionou a equipe de negociação composta pelos servidores de Itaiópolis. O secretário tentou contato telefônico com o prefeito, por várias vezes, mas as chamadas eram encaminhadas para a caixa de mensagem do celular. Quando entrou em área, o celular, o secretário conseguiu falar com a esposa do prefeito que informou que ambos estavam “chegando” na Prefeitura. Entretanto, a comissão se cansou de esperar e saiu da ante-sala.

O Sindicato já solicitou informalmente nova Audiência com o prefeito para o dia 29 de novembro as 13:30 horas. A entidade vai enviar novo oficio ao Executivo, formalizando o pedido da Audiência. Na segunda Audiência com o Sindicato o prefeito se atrasou por mais de 30 minutos. Agora, nesta 3ª Audiência, sequer compareceu.

O Sindicato e a comissão de servidores que representam todos os funcionários da Prefeitura de Itaiópolis entenderam a atitude como uma grande falta de respeito e consideração do prefeito para com o funcionalismo público municipal.  

O Sindicato está buscando o restante da inflação acumulada no último período, de 4,16%. Até então o Executivo concedeu reposição de apenas 3%. Ainda o Sindicato busca a reativação do plano de saúde dos servidores, revisão do auxilio alimentação entre outros benefícios.