Atendendo a uma reivindicação de vários anos do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itaiópolis, foi aprovado pela Câmara de Vereadores, no último dia 13 de outubro, o projeto de lei ordinária nº 47, que institui a data base para a revisão da remuneração dos servidores públicos ativos e inativos dos poderes Executivo e Legislativo.

Depois de aprovado pelo Legislativo, o projeto segue para sansão do prefeito do município. Caso o chefe do Executivo não sancionar, o projeto retorna a casa Legislativa, podendo o veto do prefeito ser derrubado em nova votação pelos vereadores.

O projeto de Lei, de autoria do vereador Edione Pickcius (PR), supre uma necessidade antiga, que está sendo buscada há anos pelo Sindicato, a pedido do funcionalismo municipal de Itaiópolis. O projeto de Lei, em seu primeiro artigo, fixa o dia 1º de maio de cada ano, para que a revisão geral seja feita, atendendo ao comando do artigo 37 da Constituição da República Brasileira.

Com a aprovação do projeto, os servidores municipais de Itaiópolis terão motivos para comemorar o próximo dia do trabalhador, 01 de maio, dia em que deve ser feita a revisão dos salários pelo Executivo e pelo Legislativo.

Segundo Semião Pereira, presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Itaiópolis, a provação do projeto implica numa importante conquista para os servidores de Itaiópolis, pois facilitará as negociações entre o Sindicato e o Executivo. “Até então, nós estávamos lançados a boa vontade dos prefeitos, que faziam a revisão dos salários quando bem entendiam e queriam. Com essa lei, sabemos que sempre no mês de maio os salários serão reajustados, acompanhando pelo mínimo os índices da inflação acumulada”, explica o sindicalista.